O baobá é uma árvore da flora africana. É do alto de sua copa que observaremos o que se publica em nosso país sobre este vasto e complexo, rico e desconehcido continente. Se esse tema é do seu interesse, galgue esta robusta árvore e venha partilhar esta visão privilegiada.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sobre os 20 anos da Libertação de Mandela

Em uma galeria de fotos on line estão publicadas 14 fotos comemorativas aos 20 anos de libartação de Nelson Mandela. A África do Sul vem ganhando uma crescente publicidade, na mídia nacional e internacional com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol. O que nos obriga a ficar cada vez mais atentos às notícias veiculadas.

Entretanto, não podemos perder a oportunidade para divulgar uma imagem mais próxima da realidade sulafricana. Estas fotos fazem exatamente isso, apesar do apelo político. E mesmo com o modismo da Copa.

Mesmo assim as reportagens tentam desqualificar aquele e outros países africanos. Lembro ter visto no Jornal Nacional a cerimônia do casamento do atual Presidente Jacob Zuma com sua terceira mulher, mostrada de uma forma exótica. Mesmo na matéria da Folha de São Paulo que trata sobre as comemorações da libertação de Mandela há uma pitada muito ferina e maliciosa de ataque a situação na África do Sul, sugerindo que não se imaginava que depois do apartheid, o novo regime pudesse encontrar problemas para atender as necessidades da população mais pobre. É cara pálida, o Brasil com uma classe dirigente branca há séculos tampouco conseguiu.

Espero que tenham gostado das fotos. Ficaremos atento aqui em cima... olhando do Baobá!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário