O baobá é uma árvore da flora africana. É do alto de sua copa que observaremos o que se publica em nosso país sobre este vasto e complexo, rico e desconehcido continente. Se esse tema é do seu interesse, galgue esta robusta árvore e venha partilhar esta visão privilegiada.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Retratos da África no concurso Worldpress

De cima do baobá, em minhas bisbilhotices pela Internet, encontrei uma galeria de fotos intitulada prêmio World Press, clique para ver todas as fotos. Nesta galeria, um terço das fotos vencedoras tinham como tema a violência. Destas, a esmagodora maioria foram produzidas na periferia do mundo. Apenas uma expressava o drama de uma personagem em um dos países centrais. A primeira idéia que associei a este dado é que, insofismavelmente, a dor na periferia virou espetáculo artístico mundial. Ou seja, pimenta no dos outros é afresco!!!

O que me surpreendeu, no início, foi que o continente africano figurava em quatro das fotos vencedoras e apenas uma entre as violentas. Esta que mostramos abaixo, feita por um italiano, na Guiné Bissau:



Mas meu ceticismo empedernido acabou por me mostrar uma realidade que eu queria poder acreditar não existir.

Em comparação às outras, a violência expressa nesta foto difere das demais, que são representações de conflitos bélicos. Claro que a guerra aqui é ideológica. Basta lembrarmos a cobertura dada pela grande imprensa brasileira ao golpe de Estado na Guiné Bissau, há alguns meses. Aliás, vale salientar que a categoria vencida por esta foto é denominada "novas estórias (geral)". Talvez a maior violência seja a mensagem implicita de que este país não consegue cuidar dos seus cidadãos.

Já a segunda foto, tirada por outo italiano, retrata uma das visões mais disseminadas sobre o continente africano: o de lugar selvagem. Vejamos abaixo:



Este é um assunto que trabalhei em uma pesquisa há pouco finalizada. Neste trabalho, busquei estabelecer que a idéia de que a África encontrava-se em um estágio de natureza, em oposição e inferioridade à idéia de civilização que a Europa se encontrava, foi disseminada pelos colonizadores europeus no final do século XIX e início do XX para justificar a sua conquista e expropriação. Hoje, tal concepção continua sendo divulgada cotidianamente pelos meios de comunicação de massa, como nesta foto do Quênia. Quase toda sexta, no Jornal Nacional, ouvimos anunciar "os perigos do safari das savanas africanas, onde o leão devora impiedosamente os indefesos antilópes", na voz incofundível e entediante de Sérgio Chapelin, apresentador do famigerado Globo Repórter. Tal "chamada" vem informando-nos subliminarmente que "aquilo lá" continua uma selva. Aliás, o título da catogoria desta foto é "questões contemporãneas (individual)". Pois é, esta é a mensagem que carrega a outra foto vencedora, cujo tema circunscreve(-se) à (crase também em parêntesis)África.

Há quem possa dizer que é uma idéia fixa achar que a mídia internacional vive a depreciar a África. Afinal, esta última fotografia abaixo, vencedora da categoria "vida cotidiana (individual)" parece contrariar essa minha mania:



É, "pode ser coisa da minha cabeça"... Será? O que vemos nesta foto intitulada "piquenique de domingo" e registrada por um françês, em Moçambique? A imagem mostra que, afinal, os africanos sabem viver a vida (parace até título de novela) sem violência e cercado de mercadorias da civilização, certo? Errado.

Se perguntarmos o que esses africanos precisaram fazer para ter esse padrão de vida, qual seria a resposta? Se não sou daltônico a família africana está partilhando o dia de lazer com um casal de brancos, ou eurodescendentes, como queiram. Daí que a mensagem que eu consegui ler é que para verem-se livres da violencia e da selvageria, é necessário que os africanos compartilhem a vida com os europeus civilizados. Só assim poderá haver salvação para os africanos!!!

Tem mais um trabalho. E este é, finalmente, de um africano. Mais precisamente malinense. Ufa, pensei que não teria nenhum!! Essa foto vocês irão me bater se eu disser alguma coisa. Vejam:



Realmente, não tenho nada a dizer. Irei apenas dar duas informações sobre a foto: venceu na categoria "arte e entretenimento", com o título "portifólio da moda: impressões e revolução". Agora é só evocar Leopold Seddar Senghor: "A razão é grega, a emoção é negra".

Pessimismo? Telvez apenas cansaço. Afinal, subi no baobá dá um trabalho... Mas continuaremos daqui a observar.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sobre os 20 anos da Libertação de Mandela

Em uma galeria de fotos on line estão publicadas 14 fotos comemorativas aos 20 anos de libartação de Nelson Mandela. A África do Sul vem ganhando uma crescente publicidade, na mídia nacional e internacional com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol. O que nos obriga a ficar cada vez mais atentos às notícias veiculadas.

Entretanto, não podemos perder a oportunidade para divulgar uma imagem mais próxima da realidade sulafricana. Estas fotos fazem exatamente isso, apesar do apelo político. E mesmo com o modismo da Copa.

Mesmo assim as reportagens tentam desqualificar aquele e outros países africanos. Lembro ter visto no Jornal Nacional a cerimônia do casamento do atual Presidente Jacob Zuma com sua terceira mulher, mostrada de uma forma exótica. Mesmo na matéria da Folha de São Paulo que trata sobre as comemorações da libertação de Mandela há uma pitada muito ferina e maliciosa de ataque a situação na África do Sul, sugerindo que não se imaginava que depois do apartheid, o novo regime pudesse encontrar problemas para atender as necessidades da população mais pobre. É cara pálida, o Brasil com uma classe dirigente branca há séculos tampouco conseguiu.

Espero que tenham gostado das fotos. Ficaremos atento aqui em cima... olhando do Baobá!!!!

Novo espaço para assuntos africanos

De olho na África made in Brasil

Aqui será publicado uma série de texto, vídeos, links e outros artefatos que se relacionem com informações e acontecimentos que circulam no Brasil e no mundo sobre o continente africano.

Uma das motivações para a criação deste divulgador virtual está relacionado com minhas preocupações sobre a desinformação veiculadas na grande imprensa sobre aquele continente. Por isso, pretendo observar - da grande árvore da flora africana -, juntamente com os colaboradores, as distorções perpetradas pelos meios de comunicações hegemônicos do Brasil sobre o referido tema.

Desejo também que este veículo sirva como mais uma ferramenta de divulgação da cultura, da política e economia africana; bem como seja um intrumento da disseminação de eventos - acadêmicos, políticos e culturais - relacionados com a África.

Convid(ar)ei algumas pessoas para colaborar na elaboração e promoção deste espaço. Esparemos que este blog seja uma referência sobre o assunto na blogsfera. Muito em breve uma de nossas principais colaboradoras estará em visita a um país africano de onde nos manterá informados das novidades que por lá aparecerem.

Como diz um amigo meu: "Paz e Glória" para este novo blog.